Início > Deus, Evangelho, , Formação, Jesus Cristo, Jovens > Almacave: Jovens e crismandos em Retiro no Seminário de Resende

Almacave: Jovens e crismandos em Retiro no Seminário de Resende

jovens-almacave-retiro

Realizou-se no Seminário de Resende, nos dias 10 a 12 de abril, o Retiro Anual 2015 do grupo Almacave Jovem e do grupo de Crismandos da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave. Este retiro tinha como objetivo, como vem acontecendo há 9 anos, não só revigorar a Fé dos Jovens, como também integrar no grupo Almacave Jovem os que vão receber o Sacramento da Confirmação no dia 31 de Maio.

 O Retiro foi iniciado por um jantar de convívio seguido das apresentações dos diversos jovens de modo a criar, desde logo, uma certa ligação e empatia entre os mesmos. Estes momentos foram o início da gestação do espirito de amizade e de interajuda entre todos, que mais tarde se veio a confirmar pelos próprios. Assim, começava uma intensa caminhada de tês dias, para os cinco grupos em que foram divididos os 74 jovens participantes.

O retiro teve como tema de fundo a expressão bíblica que nos reporta ao encontro de Jesus Ressuscitado com Tomé, “ Felizes os que acreditam sem terem visto” e que esteve presente durante esses dias através de palestras e de diversas atividades planeadas pelo grupo de Jovens. Foi uma surpresa a descoberta de que, como pelos cinco sentidos, podemos criar relações de intimidade e de oração com Jesus. No sábado à noite, tivemos um longo tempo de Oração de Taizé com a adoração da Cruz. Foi um momento muito forte de intensa reflexão e de silêncio a que não estávamos habituados. No domingo, animamos liturgicamente e participámos na Eucaristia da Comunidade Paroquial de Resende, à qual se seguiu um almoço bem fraterno que juntou o Grupo de Jovens, os Crismandos, alguns pais e familiares.

No final do retiro, e já na sala onde tínhamos as reflexões em conjunto, foram muitos os testemunhos que surgiram dos jovens participantes e também dos pais que ali estavam presentes. Todos foram unânimes ao assegurar que durante a nossa estadia no Seminário Nossa Senhora de Lourdes foram vivenciadas fortes emoções que passaram por um crescimento na fé, conseguido através de vários momentos de oração e de reflexão individual e ainda o fortalecimento dos laços afetivos.

  Todos estes momentos vividos marcaram de forma muito positiva todos os jovens com vontade de assumir o “ser cristão” sem quaisquer preconceitos, como também, o encontrar o nosso Deus que está presente em cada um de nós.

Aqui deixamos uma mensagem comum: na amizade criada, na oração e nas reflexões havias, todas as expectativas foram excedidas. Vale a pena refugiarmo-nos durante um fim-de-semana para nos encontrarmos com Deus, com os outros e connosco próprios. O nosso obrigado a todos os que nos permitiram viver desta forma estes dias.

André CorucheAna Alexandra Ribeiro – Crismandos da Paróquia de Almacave.

in Voz de Lamego, n.º 4309, ano 85/22, de 14 de abril de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: