Início > Editorial, , Mensagem > MENSAGEIRO PASCAL | Editorial Voz de Lamego | 31 de março

MENSAGEIRO PASCAL | Editorial Voz de Lamego | 31 de março

Páscoa

Em SEMANA SANTA, os textos, as notícias, as reflexões, os eventos anunciados, têm como dominador comum as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, com os seus diversos momentos e celebrações. Há, como sempre, uma grande variedade de notícias da região, destaque também para as Comemorações do Dia de Portugal, a 10 de junho, tendo sido escolhida a cidade de Lamego, pelo Presidente da República, Sua Excelência Professor Cavaco Silva, colocando a cidade no centro do país.

Para iniciar a leitura, o Editorial, do Pe. Joaquim Dionísio, Diretor do nosso jornal diocesano:

MENSAGEIRO PASCAL

A Semana Santa convida a seguir Jesus Cristo na sua Paixão. O caminho, marcado pela escuta e pelo silêncio, é oportunidade única para acolher e contemplar a revelação de um Deus que nos ama sem medida e que dá tudo para nos reencontrar. Mais uma vez somos convidados a entrar no mistério de Jesus e a comprometer-nos com Deus de quem Ele, no seu rosto desfigurado, é a imagem perfeita.

“Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, vivia” (Nm 21, 9). O que experimentava o povo de Deus durante a caminhada para a terra prometida, a Igreja também o vive quando levanta os olhos e contempla Jesus crucificado e ressuscitado.

A Igreja vive-o de forma particular nos seus membros que, em certas regiões do mundo, levantam os olhos para Cristo morto e ressuscitado a fim de encontrarem esperança, força e vida. Cristãos perseguidos que testemunham a fé e se mantêm fiéis, que não renegam a fé em Deus Pai, no Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo, apesar da humilhação, da tortura e da morte.

Vivemos estas festas pascais em plena comunhão com esses irmãos e irmãs. A sua dolorosa situação pode acordar-nos e colocar no devido lugar muitas das nossas preocupações e questões tantas vezes irrelevantes.

Na “mãe de todas as vigílias” veremos o círio pascal iluminar a noite e sabemos que é Cristo que nos ilumina e nos dá a vida para cumprir a obra de Deus.

Cristo ressuscitou de entre os mortos e as forças do mal e da morte foram vencidas. Todo aquele que acolhe esta boa notícia e se deixa iluminar por ela torna-se um mensageiro pascal, capaz de iluminar a vida dos que o rodeiam e responsável pela edificação de um mundo melhor e mais belo.

in Voz de Lamego, n.º 4307, ano 85/20, de 31 de março de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: