Início > D. António Couto, Eventos, Jesus Cristo, Notícias > SEMANA SANTA NA CIDADE DE LAMEGO | quaresma e solenidades

SEMANA SANTA NA CIDADE DE LAMEGO | quaresma e solenidades

programa quaresmal-cartaz

MENSAGEM DE D. ANTÓNIO COUTO, Bispo da Diocese de Lamego

A quaresma é uma estrada entrecortada por estações de serviço de paz e de perdão. Uma avenida florida de oração. Uma praça de graça e contemplação. A quaresma é uma escada, que do céu desce, trazendo até nós a mão de Deus aberta, e ao céu se eleva, levando até Deus a nossa alma em prece. A quaresma é um caminho direitinho ao coração. É preciso limpá-lo de todo o lixo acumulado. E é preciso entregá-lo a Deus, assim limpo e cultivado. E enquanto, no caminho ou no campo, nos alegremos por ver a tua messe amadurar, também olhamos e vemos uma árvore seca a olhar para nós e a sangrar. Árvore seca, toco seco a rebentar em flor, é a tua Cruz, Senhor, a irrigar de amor a nossa vida. Ela lá está, plantada, sempre à nossa frente. Mas, para nosso maior espanto e admiração, a tua Cruz, Senhor, levanta-se e planta-se no nosso coração. Por tudo isto, Senhor, aceita a nossa procissão de amor e gratidão.

+ António, vosso bispo e irmão

programa quaresmal1

MENSAGEM DE FRANCISCO LOPES, presidente da Câmara de Lamego:

Semana Santa: uma caminhada espiritual

Inserida no calendário litúrgico do ano cristão, a celebração da Semana Santa de Lamego integra no seu programa geral atos religiosos e atos culturais que vão glorificar mais uma vez um património espiritual comum.

Vivida com uma especial devoção doutrinal, e conservando o seu sentido original, a tradição da Semana Santa adquiriu ao longo dos tempos variações que enriquecem o conjunto de demonstrações públicas de Fé e realizações populares que se enquadram no espírito das celebrações da Paixão e da Páscoa. Mais uma vez sob o ministério episcopal de D. António Couto, o Bispo da milenar diocese de Lamego, este ano os caminhos da Fé voltam a convergir a Lamego.

Tradição católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo, a Semana Santa de Lamego é uma caminhada espiritual e penitencial. No âmbito da programação de excecional qualidade oferecida aos crentes, merece particular atenção a Procissão dos Passos, a Procissão das Sete Bandeiras, a Procissão do Senhor Morto, a Visita Pascal e a Visita às Santas Casas. O turismo cultural e religioso ganha por estes dias um dinamismo especial, com repercussões positivas nas atividades económicas e turísticas locais.

Tal como verificado em anos anteriores, acredito que o empenho e o envolvimento de todas as instituições locais e dos lamecenses vão garantir, uma vez mais, o êxito das Celebrações da Paixão e da Páscoa no Município de Lamego.

Aproveito ainda esta ocasião para desejar a todos uma Santa Páscoa.

Francisco Lopes

Presidente da Câmara Municipal de Lamego

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: