Início > Ano Pastoral, Eventos, , Formação, Jesus Cristo, Jovens, Seminários, Vocações > Seminário Interdiocesano de São José: Retiro Anual

Seminário Interdiocesano de São José: Retiro Anual

SML-Retiro 2015

Sob o tema “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” o seminário interdiocesano de São José – formado pelos seminaristas maiores da diocese de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu – rumou ao Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, diocese de Bragança.

O retiro anual começou no dia 13 de fevereiro, sexta-feira, terminou no dia 17 do mesmo mês e foi orientado pelo Reitor do Santuário, o reverendo padre José António Machado. Durante estes dias os vinte seminaristas fizeram uma necessária paragem da rotina diária e foram chamados a refletir a sua vida e o seu chamamento à Luz da Palavra.

O primeiro dia foi utilizado para se fazer memória, cada um foi convidado a mergulhar no momento em que disse o seu sim e a atualiza-lo; o segundo dia para a identidade de jovens cristão seminaristas; ao longo do terceiro propôs-se o reencontro necessário com o Deus da História, com o Deus que nos ama e chama; e para terminar, como que agrupando todos os dias anteriores, foi proposto o entusiasmo como forma visível de demonstrar a certeza e a alegria do seguimento de Cristo.

Assim, o pregador do retiro quis transmitir-nos a certeza de que é bom corresponder ao chamamento de Deus, que se manifesta na vida de cada um, que nos ama e chama à conversão e a segui-lo na caridade.

O Santuário e o seu enquadramento paisagístico fizeram com que estes dias de escuta fossem mais apelativos para cada um de nós, quer no silêncio da capela quer na contemplação da natureza. Assim, vivemos melhor este encontro com Cristo, o bom Pastor, deixar ecoar melhor a sua Palavra.

O retiro terminou na terça-feira, dia anterior ao início da quaresma, depois de almoço. E antes do regresso a Braga houve ainda tempo para conhecer o Santuário de Santo Antão da Barca, localizado na mesma unidade pastoral, que foi, devido à construção da barragem do Sabor transferido da sua localização inicial.

Jorge Miguel 3ºAno (Diocese de Bragança-Miranda)

in VOZ DE LAMEGO, n.º 4303, ano 85/16, de 3 de março de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

<span>%d</span> bloggers like this: