MENSAGEM EPISCOPAL SOBRE A SEMANA NACIONAL CÁRITAS | 2015
Em 2015, e à semelhança de anos transatos, vai decorrer em todas as dioceses a Semana Nacional Cáritas, este ano sob o lema “Num só coração, uma só família humana”, a qual decorrerá entre os dias 1 e 8 de Março.
Hoje vivemos tempos muito difíceis, não só em Portugal mas também no mundo inteiro. A fome, a pobreza, as doenças, a indiferença e egoísmo imperam em oposição à solidariedade, à entreajuda e ao respeito pelo outro. A Cáritas, enquanto organização específica que é, de cariz católico, procura cumprir a sua missão junto daqueles que mais precisam, indo de encontro ao que nos é proferido pelo Papa Bento XVI na sua Carta encíclica, Deus Caritas est, “O amor do próximo, radicado no amor de Deus, é um dever, antes de mais, para cada um dos fiéis, mas é-o também para a comunidade eclesial inteira, e isto a todos os seus níveis: da comunidade local, passando pela Igreja particular, até à Igreja universal na sua globalidade.”
Relembrando ainda o alerta de Sua Santidade o Papa Francisco para o “escândalo mundial de mil milhões de pessoas que ainda hoje têm fome” e o apelo feito por D. José Traquina, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana para uma solidariedade “mais operativa e generosa”, procuremos contribuir de forma consciente e sentida no ofertório das Missas dos dias 7 e 8 de Março, por forma a que possamos ajudar as famílias que mais precisam, aquelas em cujas casas não há o essencial para colocar na mesa.
Finalmente e em sintonia com a visita pastoral no Arciprestado de Lamego do Rev.º Senhor D. António Couto, sigamos o seu conselho ao apelar-nos para que “juntos defendamos o Amor, a Caridade, a Caritas. Se defendermos o Amor, o Amor defender-nos-á. O resto pouco vale.”
Que o nosso contributo seja feito com Amor e Solidariedade para que as Famílias sejam mais Felizes.
A Presidente da Cáritas Diocesana de Lamego
Isabel Duarte Mirandela da Costa
in Voz de Lamego, n.º 4303, ano 85/16, de 3 de março de 2015