Início > Ano Pastoral, Eventos, Família, Formação, Testemunho > Arciprestado de Moimenta, Sernancelhe, Tabuaço | Jornada da Família

Arciprestado de Moimenta, Sernancelhe, Tabuaço | Jornada da Família

DSCF4163O Arciprestado de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tabuaço, no âmbito do Plano Pastoral da Diocese, viveu uma Jornada da Família, orientada principalmente para casais, de todas as idades.

A nível diocesano como a nível de toda a Igreja, a reflexão sobre a Família, potencialidades e fragilidades, está na ordem do dia, vivendo-se entre as duas Assembleias do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, no mês de outubro, em 2014 e 2015.

A proposta inicial previa dois dias de retiro. Fruto da reunião do Conselho Pastoral Arciprestal, passou para um dia, para uma primeira experiência e, mediante a avaliação a fazer, a possibilidade de mais encontros e de mais tempo para os mesmos.

O dia agendado foi 8 de fevereiro, com o início pelas 9h30, no Centro Paroquial de Moimenta da Beira, e finalizando com a celebração da Eucaristia pelas 17h00. E, se inicialmente havia algumas incertezas, pouco a pouco se foi verificando uma boa adesão. Presentes cerca de 50 pessoas, na maioria casais, mas também uma ou outra pessoa viúva, ou cujo cônjuge não pôde participar. Maioritariamente de Moimenta, mas também das outras zonas pastorais, de Sernancelhe e de Tabuaço.

DSCF4168

O encontro foi preparado e orientado pelas Servas de Maria do Coração de Jesus, com o testemunho de dois casais, um da parte da manhã e outro da parte de tarde. Houve tempo para a oração, recitação do terço, cânticos, partilha, reflexão. Uma das atividades da parte da manhã consistiu em cada um dos membros do casal escrever uma carta, dizendo o que mais apreciava no outro. A carta foi lida durante a tarde pelo casal, enquanto as Servas de Maria entoavam mais um belo canto.

O almoço foi servido no Centro de Bem-estar e Repouso da Paróquia de Sever, a quem agradecemos a gentiliza, nas funcionárias dedicadas e nos seus Párocos. Desta forma, o almoço foi mais uma oportunidade de confraternização, diálogo, aprofundamento da experiência da manhã.

Depois do almoço, os trabalhos foram retomados, com uma oração de louvor, rezando e cantado e movendo o corpo, seguindo-se o testemunho do casal da tarde, mostrando que a vida em conjunto tem muitas etapas, dias bons e dias menos bons, ajustes, descobertas. O encontro na oração e na fé poderá revigorar o compromisso, fortalecendo os laços entre o casal e com os filhos.

O encontro deslocou-se para a Igreja Paroquial de São João Batista, para dois momentos. O primeiro de Adoração do Santíssimo, celebração presidida pelo reverendo Vice Arcipreste, Pe. Jorge Giroto. Diante do Santíssimo, tempo para louvar, para agradecer, para interceder por casais em dificuldade. O segundo momento, a celebração da Eucaristia, presidida pelo reverendo Pró Vigário Geral, Pe. João Carlos, que sublinhou, durante a homilia, a comunhão com o Bispo da Diocese, D. António, que queria muito a realização deste encontro, e o enquadramento desta jornada, inserida na preocupação do Plano Pastoral da Diocese, e no âmbito dos Sínodo dos Bispos dedicado a esta temática. Agradeceu também a presença e o testemunho dos casais e daqueles que animaram esta Jornada, com a responsabilidade e compromisso do “Ide e construí com mais amor a Família de Deus”. No final, a Bênção especial sobre os casais.

As primeiras impressões, em jeito de avaliação, sugerem a realização de futuros encontros voltados para a Família.

 O Arcipreste, in VOZ DE LAMEGO, n.º 4301, ano 85/14, de 17 de fevereiro de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: