Abertura do Ano da Vida Consagrada |> 8 de fevereiro de 2015
O Ano da Vida Consagrada iniciou com uma vigília de oração presidida pelo Papa Francisco, em Roma, no dia 29 de novembro de 2014; o encerramento do mesmo Ano está previsto para o dia 02 de fevereiro de 2016. Na nossa diocese, a abertura deste Ano aconteceu no passado domingo, na Sé, com a Eucaristia presidida pelo nosso bispo, D. António Couto.
As Comunidades Religiosas existentes na nossa diocese, maioritariamente presentes na cidade de Lamego, estiveram presentes e, desde o início da celebração, foram saudadas por D. António Couto. Após a proclamação do Evangelho, antes da homilia, os religiosos presentes, sem saírem do lugar, renovaram o seu compromisso religioso e eclesial diante do Pastor diocesano e dos demais participantes na Eucaristia.
Durante a homilia, partindo das leituras bíblicas proclamadas, D. António Couto dirigiu-se aos religiosos para lhes recordar que, tal como para S. Paulo, a causa das suas vidas deve ser o Evangelho, à luz do qual tudo deve ser feito para louvor de Deus, de realização pessoal e de crescimento da Igreja. Para isso, é necessário que toda a vida tenha uma dedicatória: o Evangelho. Comentando também a atitude de serviço assumida pela sogra de Pedro, curada por Jesus, o nosso bispo lembrou que a nossa vida está sempre na mão de Deus e que os religiosos, de maneira particular, são chamados para servir. E, acrescentou, “não há melhor pregação do que uma vida de serviço”.
No final da celebração, D. António não deixou de lembrar que esta “abertura do Ano da Vida Consagrada” merece continuidade, motivando os nossos consagrados a preencherem o ano com a alegria do seu testemunho e com outras iniciativas.
in VOZ DE LAMEGO, n.º 4300, ano 85/13, de 10 de fevereiro de 2015