CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL |> Comunicado
No dia 7 de Fevereiro, na Casa de São José, reuniu-se, sob a presidência do nosso Bispo, o Conselho Diocesano de Pastoral.
Da agenda de trabalhos constaram, entre outros pontos, a avaliação do ano pastoral em curso e a planificação de atividades futuras, nomeadamente a celebração do Dia da Família Diocesana, a ter lugar em Lamego no dia 27 de Junho.
Os participantes enfatizaram que se “sente a diocese a mexer”, os Conselhos Pastorais Paroquiais e Arciprestais têm envolvido um crescente número de leigos a refletir, planificar e a trabalhar sobre o Plano Pastoral Diocesano. Houve partilha de experiências concretas de implementação do plano a nível paroquial, arciprestal e diocesano. Importa que esta dinâmica cresça e se consolide.
Em relação ao Dia da Família Diocesana refletiu-se sobre a necessidade de envolver a diocese inteira para que seja um acontecimento que marca o nosso sentido de pertença à Igreja diocesana. Neste sentido recolheram-se propostas sobre o horário, o local e as dinâmicas de funcionamento, criando-se dentro do Conselho Diocesano de Pastoral uma comissão de trabalho para a organização mais específica deste dia. Esta comissão agregará a si outros elementos que possam ajudar na planificação e na logística deste evento.
O Conselho Diocesano de Pastoral pede a todos os agentes pastorais que anotem na sua agenda esta iniciativa, já programada no plano diocesano, e sensibilizem as paróquias, movimentos, comunidades religiosas, comissões, departamentos e serviços diocesanos para uma envolvência o mais participativa e festiva possível neste dia.
O Sr. D. António Couto enfatizou a importância deste conselho trazer as propostas e o sentir do terreno (chão) da diocese, realçou o papel indispensável dos fiéis leigos na ação pastoral da Igreja e formulou o desejo de que esta dinâmica laical se torne o agir normal da diocese.
Secretariado do Conselho Diocesano de Pastoral
in VOZ DE LAMEGO, n.º 4300, ano 85/13, de 10 de fevereiro de 2015