LUZ PARA AS NAÇÕES | Editorial Voz de Lamego | 3 de fevereiro
Quando se aproxima o Dia Mundial do Doente, e com a Mensagem do Papa Francisco já conhecida, a edição do Jornal Diocesano destaca este acontecimento e publica, nas páginas interiores, a Mensagem papal. Mas, como nos habituou, a Voz de Lamego tem muitos outros motivos de interesse, notícias, eventos futuros, propostas de reflexão, sugestões de leitura, informações sobre a Igreja na Diocese, em Portugal e no mundo; o que vai acontecimento nesta região; as intervenções do Papa durante a última semana; nota também para o texto sobre a vida consagrada e uma nova rubrica dedicada às Pastoral Vocacional.
Mas para já, a primeira partilha, o Editorial do Diretor da Voz de Lamego, Pe. Joaquim Dionísio:
LUZ PARA AS NAÇÕES
No segundo dia de fevereiro, quarenta dias depois do Natal, a Igreja celebra a Apresentação do Senhor. Cumprindo a tradição, José e Maria levam Jesus a Jerusalém para o consagrarem a Deus e oferecem por ele o sacrifício que a lei estipulava. Tudo se passa no Templo, centro da vida religiosa de Israel, espaço de encontro, de cumprimento de promessas e de revelação divina.
Diante do recém-nascido, Simeão, um senhor já avançado na idade, louva a Deus por ver cumpridas as promessas, exterioriza a sua alegria diante daquele que contempla como “Luz para as nações” e confessa estar pronto para partir ao encontro do Criador, porque os seus olhos já “viram a Salvação”.
Apresentação do Senhor é a festa da luz, oportunidade para recordar a cada baptizado que, com as suas opções, gestos e palavras pode ser um reflexo dessa Luz. Não para ser o centro ou a referência, mas contribuindo para que todos possam ver e ser vistos com a claridade de Deus.
Mas é também a festa da profecia, mostrando-nos que toda a verdadeira profecia conduz a Cristo e anuncia que Jesus é a felicidade, o Salvador do mundo.
O Templo era o lugar do sacrifício. Jesus não foge das dificuldades e do sofrimento e ali o encontramos por diversas vezes. Mas, entrando, anuncia e testemunha que o verdadeiro sacrifício é o dom de si mesmo e a luz é a amizade por todos.
No segundo dia de Fevereiro, contemplando a Luz que ilumina, a Promessa que se cumpre e o Dom que se oferece, a Igreja festeja os Consagrados. Pela sua vida, pelo seu serviço, pela sua palavra, os consagrados anunciam Cristo na nossa diocese. E agradecemos-lhe por isso.
in VOZ DE LAMEGO, n.º 4299, ano 85/12, de 3 de fevereiro de 2015