Movimento da Mensagem de Fátima | Encontro de Formação
Decorreu na Casa de S. José, em Lamego, no passado dia 17 de Janeiro, mais um Encontro de Formação para responsáveis dos três campos da Pastoral do Movimento da Mensagem de Fátima.
Apesar do frio que se fez sentir, estiveram presentes um bom número de Mensageiros da Diocese. Alguns porém, não puderam comparecer como desejavam, devido à neve.
A Mensagem de Fátima que, no seu conteúdo fundamental, é um chamamento do próprio Evangelho, convida-nos à conversão. É através dos três campos de ação do Movimento – oração, doentes e peregrinações – que nos dispomos, com muito amor, a levá-la aos “outros”. A formação permanente dos Mensageiros é uma preocupação constante do Movimento.
A oração, o Retiro dos Doentes e Deficientes Físicos em Fátima e as peregrinações foram os temas desta formação, sob a orientação dos responsáveis do Secretariado Diocesano de Lamego.
O Assistente Diocesano, Padre Vasco Pedrinho, abordou o tema da oração, visando três pontos essenciais: Porque rezamos? Como rezamos? Para que rezamos? Rezar, numa atitude de entrega total a Deus, tendo como exemplo o “Fiat” de Nossa Senhora e a oração de Jesus no Horto das Oliveiras “Faça-se a Tua vontade e não a minha”. A importância da “oração” na nossa vida, na vida das famílias, na Igreja. Só reza quem tem fé. A nossa oração deve estar em conformidade com a nossa vida, e a vida com a oração e com o modo como nos relacionamos com os outros. “Bendito seja Deus que não rejeitou a minha oração” – Salmo 66.
O Retiro dos Doentes em Fátima foi também abordado duma forma especial, acentuando que, quando aceitamos o sofrimento com o olhar da fé, podemos transformá-lo num dom. É Nossa Senhora, que em Fátima, pede aos Pastorinhos que ofereçam o seu sofrimento para desagravar as ofensas cometidas contra Deus e reparar o seu Imaculado Coração.
Também as Peregrinações podem ser um meio para a nossa santificação. Quem peregrina com o sentido da fé deve comprometer-se a uma mudança de vida.
O encontro terminou com o almoço. Cada um dos presentes partiu para a sua paróquia mais enriquecido e, com o propósito de ser um verdadeiro Mensageiro.
Que Nossa Senhora e os Pastorinhos nos ajudem nesta caminhada de fé e de amor.
O Secretariado, in VOZ DE LAMEGO, n.º 4298, ano 85/11, de 20 de janeiro de 2015