Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Deus, Eventos, , Notícias, Padroeiros, São Sebastião, Solenidades > SÃO SEBASTIÃO |> Diocese de Lamego celebrou o seu Padroeiro

SÃO SEBASTIÃO |> Diocese de Lamego celebrou o seu Padroeiro

P1210860

A Igreja celebra o Santo e Mártir e Lamego celebra o seu Padroeiro; seu nome é Sebastião o soldado romano que se distingue pela sua lealdade ao imperador que, apesar de este ser pagão, o distinguiu a ponto de lhe entregar a chefia da sua guarda pessoal.

Mas Sebastião era cristão e juntava à lealdade para com o imperador, a fidelidade ao seu Deus; descoberto e acusado disso ao imperador, este mandou-o castigar e apenas o deixaram quando o julgaram já morto.

Recolhido e tratado por uma cristã que o conhecia, apresentou-se de novo ao imperador para o servir; novo castigo e, agora, com a recomendação de que não o deixassem sem se certificarem da sua morte.

Deus glorificou o seu Santo, a Igreja começou a celebrá-lo e Lamego escolheu-o para seu Padroeiro principal; como tal o celebra em 20 de Janeiro, seguindo a tradição do calendário litúrgico. E fê-lo com uma Eucaristia na Catedral, presidida pelo nosso Bispo, cuja palavra se publica neste jornal. Sublinhamos, apenas, o carácter dado ao seu testemunho sobre S. Sebastião, padroeiro de algumas paróquias da Diocese, com bastantes Capelas em sua honra e imagens onde não há essas Capelas, que carregam consigo a tradição de terem sido mandadas edificar pelo Rei D. Sebastião numa das entradas das diversas freguesias, para que S. Sebastião as defendesse da peste, epidemia frequente naqueles tempos; mais corre ainda a tradição de que a primeira, ou uma das primeiras mandadas construir pelo Rei, está situada no concelho e diocese de Lamego.

P1210861

Na celebração litúrgica, a Catedral tinha bastante gente e nela tomaram parte também o Senhor D. Jacinto, o Vigário Geral, três sacerdotes e um Diácono. O Coro da Catedral solenizou a celebração, cinco Acólitos do grupo da Sé ajudaram e todos puderam ouvir o apelo final do nosso Bispo, Senhor D. António Couto, apontando S. Sebastião como modelo: «que a vossa vida seja cheia de fé, amor e esperança».

Pe. Armando Ribeiro, in VOZ DE LAMEGO, n.º 4298, ano 85/11, de 20 de janeiro de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: