Início
> Ano da Vida Consagrada, Deus, Fé, Jesus Cristo, Mensagem, Papa Francisco, Vocações > Ano da Vida Consagrado | Expetativas do Papa
Ano da Vida Consagrado | Expetativas do Papa
Após apresentar os objectivos para este Ano da Vida Consagrada, na mesma Carta, o Papa faz referência às expectativas.
- “Contemplar a alegria” no rosto e na vida dos consagrados, sinal de serenidade e confiança que tão bem podem fazer a sociedade, tantas vezes, marcada pelo medo, sem esperança e sem perspectivas. Uma alegria que poderá atrair alguns dos que os contemplam, desenvolvendo nestes o desejo de seguir tais exemplos.
- “Desenvolver a dimensão profética” para perscrutar a história e interpretar os acontecimentos, com liberdade para anunciar e denunciar. Mas também para criar lugares onde se viva a lógica do dom, da fraternidade, do acolhimento da diversidade e do amor recíproco.
- “Visualizar peritos em comunhão”, aptos a concretizar a fraternidade, não apenas no interior da própria família religiosa, mas também com outras famílias e diante de todas as vocações eclesiais.
- “Sair para as periferias” existenciais, porque a humanidade aguarda e é importante que ninguém se feche em si mesmo. Ao contrário, todos são convidados a concretizar gestos de acolhimento, inclusive partilhando espaços próprios, agora devolutos ou pouco utilizados, para acolher e formar.
- “Interrogar-se sobre o que é pedido hoje”, por Deus e pela humanidade. Para isso, muito poderão contribuir encontros de trabalho e oração entre grupos de vida contemplativa, mas também através de encontros entre outros institutos dedicados ao ensino, à caridade e à promoção cultural.
JD, in VOZ DE LAMEGO, n.º 4297, ano 85/10, de 20 de janeiro de 2015
Categorias:Ano da Vida Consagrada, Deus, Fé, Jesus Cristo, Mensagem, Papa Francisco, Vocações
Oração, Pe. Joaquim Dionísio, Trabalho
Comentários (0)
Trackbacks (0)
Deixe um comentário
Trackback