Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, Formação, Sacerdotes > D. José Traquina orienta Retiro do Clero

D. José Traquina orienta Retiro do Clero

d_traquina

Como agendado no Plano Pastoral Diocesano, de 6 a 9 de janeiro, realiza-se, na Casa de Retiros de São José, o retiro para os sacerdotes e será orientado pelo Senhor D. José Traquina, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. O Departamento para a Vida e Ministérios dos Sacerdotes, em missiva enviada ao clero de Lamego, agradecendo desde já a disponibilidade do orientador, convidava os sacerdotes, sobretudo os mais jovens, a uma participação mais alargada.

Nos últimos anos tem-se verificado que há mais sacerdotes jovens a participar no retiro anual, reconhecendo também a multiplicação dos encargos pastorais dos sacerdotes. Por esta razão, sublinha a Carta aos Sacerdotes, “Precisamente porque trabalhamos mais, precisamos de descansar mais, de rezar mais e de nos entreajudarmos mais. O retiro é um tempo privilegiado de encontro com Deus e um espaço de comunhão presbiteral. É um tempo do Espírito Santo, o motor de toda a ação pastoral”.

“Nós cuidamos da vinha do Senhor, mas é Deus quem dá o crescimento e faz germinar os frutos. Centrarmos a nossa ação pastoral em Cristo ajuda-nos a evitar uma malsã autorreferência e constitui um testemunho para o Povo de Deus que seguirá mais facilmente as propostas de formação espiritual que lhe propomos se sentir que essa é uma prioridade em primeiro lugar para nós”

D. José Augusto Traquina Maria nasceu a 21 de janeiro de 1954, em Évora de Alcobaça, (Patriarcado de Lisboa), e foi ordenado padre a 30 de junho de 1985.É Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, e esteve vários anos ligado à preparação dos candidatos ao sacerdócio, tendo feito parte da equipa formadora do Seminário de Almada e do Pré-Seminário de Lisboa. Na última década, esteve ligado pastoralmente à comunidade católica de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica. Em 2011 foi designado Vigário da Vara da Vigararia III da cidade de Lisboa, missão que acumulou com o trabalho de diretor espiritual do Seminário Maior de Cristo Rei do Olivais e com a coordenação do Conselho Presbiteral de Lisboa. (Biografia e foto: Agência Ecclesia).

O retiro terá a sua conclusão com a celebração da Santa Missa, no final da manhão do dia nove, presidida pelo Bispo da nossa mui nobre Diocese de Lamego, D. António José da Rocha Couto.

Rezemos, sacerdotes, religiosos e leigos, pelos bons frutos deste retiro.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: