Início > D. António Couto, Visitas Pastorais > D. António Couto na Visita Pastoral em São Cosmado

D. António Couto na Visita Pastoral em São Cosmado

S.CosmadoNos dias vinte e oito, vinte e nove, e trinta do mês de novembro de dois mil e catorze, o Sr. Bispo, D. António, deslocou-se, em visita pastoral, à paróquia de São Cosmado, tendo reunido com os vários elementos, grupos, associações e entidades desta comunidade (Cardais, Lapinha, Contim e São Cosmado).

Com o objectivo de proceder à preparação da visita, o Pároco, Pe António Lemos, deslocou-se a Lamego para falar da sua paróquia e apresentar, em traços gerais, o plano de atividades que vem desenvolvendo e, ainda, acertar, com o Sr Bispo, a vivência dos dias da sua visita pastoral. Nesse âmbito, foi abordada a realidade geográfica da paróquia:São Cosmado – Igreja paroquial  de S. Cosme e Damião; Contim – capela de Nª Sª dos Milagres; Cardais – capela de  S. João; Lapinha – capela de S. Francisco e a realidade Povo de Deus. Elencaram-se, igualmente, algumas das atividades que poderiam ter lugar:

Em S. Cosmado – encontro com os colaboradores de toda a paróquia, associações e outras entidades,visita ao lar idosos e aos doentes, esta última, na casa de família; encontro convívio com os crismandos; visita às Irmãs Reparadoras do Sº Coração de Jesus; em Contim , Celebração da Eucaristia, sábado, seguida de convívio; em Cardais e Lapinha – encontro com Povo de Deus nas suas capelas; cerimónia  do dia 30 novembro; envio, em missão, dos colaboradores aos diversos setores de serviço da paróquia.

Posteriormente, foi elaborado o programa/guião que teve em conta a formação global das pessoas: crismandos, padrinhos, pais, jovens, adultos e a reavaliação da vida dos movimentos e grupos paroquiais e que contemplava as seguintes iniciativas:

Assim, no dia 28, o sr Bispo encontrar-se-ia, em S. Cosmado,com os colaboradores dos quatro povos; comos Crismandos, visitaria o Lar de idosos, as casas de alguns doentes, a ”Obra de Formação Moral dos Pobres”, a Junta de Freguesia e os lugares de Cardais e Lapinha.

No dia 29, deslocar-se-ia a Contim onde celebraria a Eucaristia pelas 16:30horas, seguindo-se um encontro convívio.

 No dia 30, os paroquianos compareceriam no largo Gomes Teixeira para a receção  ao Sr. D. António. Daí, partindo, em procissão, para a igreja, onde, unidos em comunhão com Cristo, celebrariam a Eucaristia.

Neste âmbito, feito um apelo à oração em família para que a presença do Sr. D. António fosse, para todos, um tempo de dom e de graça, onde todos se sintissem disponíveis e alegres no acolhimento dos apelos de Deus para que a luz da fé nunca se apague, alimentada com a escuta da palavra, a eucaristia, a oração e a prática da caridade e do amor.

Foi referida a importância da presença do Senhor Bispo, D. António, pois, este, recorda-nos que, todos nós, paroquianos de S. Cosmado, somos uma pequena parcela  de toda a igreja diocesana, sendo ele o sinal visível da unidade e da comunhão de uma diocese.

S.Cosmado-contim2De facto, os dias indicados constituir-se-iam como momentos particulares, pois haveria a oportunidade de dialogar com as pessoas, conhecer a realidade local, os nossos anseios, aspirações, dificuldades, projetos, esperanças e alegrias, ao mesmo tempo que se daria a conhecer. Era fundamental que os encontros, convívios e atividades agendadas passassem da convivência humana  a uma convivência ao nível da fé,  Para isso, era imprescindível que todos aceitassem o estímulo para crescer na fé, dispondo-se a frequentar as escolas de vivência da fé,participando unidos e em comunhão uns com os outros, tornando mais viva esta pertença comum à mesma família.

 

Pe. António Lemos, in VOZ DE LAMEGO, n.º 4292, ano 84/54, de 9 de dezembro de 2014

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: