Início > Eventos, Jovens, Vocações > ENCONTRO DO PRÉ-SEMINÁRIO

ENCONTRO DO PRÉ-SEMINÁRIO

foto pré-seminário 2014

No fim de semana de 22 e 23 de Novembro decorreu o primeiro encontro do Pré-Seminário deste ano lectivo, para os jovens do 11º e 12º anos de escolaridade. Este encontro teve lugar no Seminário Maior de Lamego e nele participaram, o Ilídio, natural da paróquia de Pendilhe, Vila Nova de Paiva e o Rui, da Paróquia de Vila Nova Souto d’ El Rei, Lamego, que frequentam o Seminário Menor de Resende. Estavam inscritos mais dois jovens que, por determinadas razões, não puderam estar presentes.

O encontro começou no Sábado dia 22, com um tempo de reflexão, formação, partilha e testemunhos. Uma visita à igreja mais antiga da Diocese e das mais antigas da Península Ibérica, a “Igreja de S. Pedro do Balsemão”, que está muito relacionada com os primórdios da fundação da nossa Diocese. Neste lugar lemos e meditámos alguns textos do Evangelho que descrevem e apresentam o “sepulcro vazio”, a certeza da Ressurreição de Senhor, do anúncio do Evangelho até aos confins do mundo e da propagação da fé cristã. A seguir falou-se, em grupo e individualmente, sobre o questionamento e o discernimento vocacional. À noite houve tempo para o visionamento de um pequeno filme sobre a dignidade e a importância do sacerdócio ministerial desde os tempos dos Apóstolos, tendo como lema o convite de Jesus: “Vem e segue-Me”. Ao longo deste dia também houve oportunidade para o convívio com alguns seminaristas do Seminário Maior.

No Domingo, dia 23, reflectiu-se sobre a missão de cada baptizado (chamado) e dos diferentes ministérios ou serviços no âmbito da acção e missão da Igreja no mundo; a reflexão sobre este tema prolongou-se pela tarde, em que na Sé Catedral se celebrou a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Dia da Igreja Catedral, no decorrer da qual D. António Couto ordenou dois diáconos: o Fabrício e o Valentim. O próximo encontro de Pré-Seminário está marcado para o início do mês de Março. Para esse encontro apelamos, sobretudo, aos párocos que nos indiquem alguns jovens das suas paróquias, que possivelmente e livremente queiram fazer esta experiência de encontro de Pré-Seminário, conhecer o Seminário e possam vir a acolher a vocação ao sacerdócio.

 

Pe. Vasco Oliveira Pedrinho

Diretor do Departamento Diocesano da Pastoral Vocacional

in VOZ DE LAMEGO, n.º 4291, ano 84/53, de 2 de dezembro de 2014

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: