Início > Formação, Jovens, Mensagem, Oração > APOSTOLADO DA ORAÇÃO

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Clicktopray1

Associação de fiéis presente em muitas paróquias 

Um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária.

 O novo secretário nacional do Apostolado da Oração (AO), o jesuíta Pe. António Valério, escreveu a todos os sacerdotes para apresentar as recentes alterações em algumas das habituais publicações distribuídas aos Associados do Apostolado da Oração. Ao mesmo tempo, anunciou também a iniciativa “Click to Pray”, cujo objectivo é disponibilizar, numa plataforma digital, subsídios para a oração diária.

Porque o Apostolado da Oração está muito difundido nas nossas paróquias e porque rezar nunca é demais, aqui ficam algumas passagens dos textos recebidos para melhor conhecermos esta realidade eclesial.

Rede de oração

A intimidade com Jesus, alimentada na oração quotidiana, faz com que a pessoa se torne interiormente disponível para a missão de Cristo, desejando colaborar com Ele na redenção do mundo.

O Apostolado da Oração é também uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Esta rede mundial de oração conta com mais de 40 milhões de pessoas, presentes em 86 países.

O que faz e o que distingue o Apóstolo da Oração?

– Vive diariamente os três momentos de oração, para se colocar junto a Jesus ressuscitado e oferecer-lhe a sua vida em disponibilidade apostólica.

– Compromete a sua vida em oração e serviço, em resposta aos desafios para a humanidade e para a missão da Igreja presentes nas intenções mensais do Papa.

– Participa na rede mundial e nacional do AO, em contacto com o Secretariado Nacional, através das suas publicações, propostas de oração e formação e dos seus sites e redes sociais na internet.

Vive apoiado nas práticas fundamentais da vida cristã

– A Eucaristia, que o conduz à experiência interna do Coração de Jesus e o dispõe a viver com Ele e ao seu estilo, ao serviço da sua missão. A entrega de Jesus pela humanidade que se faz realidade em cada Eucaristia é, para o AO, o modelo de oferecimento e disponibilidade.

– O amor e a devoção a Maria, modelo de disponibilidade apostólica, cujo coração está cheio de Jesus e dos seus projectos.

– Participação num grupo de vida, em união com outras pessoas que vivem o AO, quando possível e onde estes grupos existam ou possam ser formados.

Como se põe em prática o caminho do Apostolado da Oração?

Um escriba instruído sobre o Reino dos Céus é como um dono de casa que do seu tesouro sabe tirar coisas novas e velhas (Mateus 13. 52).

As práticas espirituais do AO têm sido muito variadas. Hoje, em “fidelidade criativa” à intuição original do AO, procuramos, no tesouro da nossa tradição, práticas antigas e outras novas que desejamos propor.

Clicktopray3Os três momentos de oração ao longo do dia

– Com Jesus pela manhã.

Ao iniciar o dia, peço ao Pai que me faça disponível à missão do Seu Filho para este novo dia, oferecendo o que sou e o que tenho. Posso expressar este oferecimento usando palavras minhas ou recorrendo a uma oração de oferecimento escrita. Peço ao Espírito Santo que abra o meu coração às necessidades e desafios da humanidade e da missão da igreja, e rezo por eles segundo as intenções do Papa para este mês.

– Com Jesus durante o dia.

Em vários momentos, mais ou menos longos, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-Lhe a minha disponibilidade.

– Com Jesus à noite.

No final do dia, num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus comigo durante esse dia e pergunto-me de que modo fui disponível à sua missão. Vejo como fui obstáculo à sua acção na minha vida e peço-Lhe que, na sua misericórdia, transforme o meu coração. Peço-Lhe ajuda para viver outro dia unido a Ele.

Cada um escolherá aquilo que mais o ajude a viver estes momentos de oração: uma imagem de Jesus, um crucifixo, um lugar especial, usando meios digitais, etc.

O que significa oferecer o dia pelas intenções do papa?

Oferecer o dia pelas intenções do Santo Padre é fazer com que tudo o que nos acontece ao longo do dia passa, na forma misteriosa que apenas Deus conhece, tocar as pessoas a quem se dirige a nossa oração. É fazer da própria vida uma oração de intercessão.

O Santo Padre confia ao Apostolado da Oração duas intenções de oração para cada mês, que expressam as suas grandes preocupações pela humanidade e pela igreja: uma chamada Universal  e outra Pela Evangelização (ou “de Evangelização”).

As intenções Universais recolhem temáticas que apelam a todos os homens e mulheres de boa vontade, não só aos católicos. As intenções Pela Evangelização tocam desafios da vida própria da igreja, e expressam o desejo de fazer dela um melhor instrumento para a evangelização.

Além de se comprometer a orar por estas intenções, o AO é responsável por as divulgar no mundo inteiro e fazer com que mais pessoas acompanhem o Papa na sua oração. Orar com ele é o primeiro símbolo ou expressão do compromisso do AO em favor da missão da igreja universal.

São desafios para a nossa vida pessoal, pois somos chamados a viver em coerência com aquilo por que estamos a rezar. São também convites para nos aproximarmos de outras pessoas ou instituições que trabalham no âmbito da intenção pela qual se está a rezar, sejam ou não da igreja, para procurar iniciativas de colaboração em favor de algo que é preocupação comum.

in VOZ DE LAMEGO, n.º 4291, ano 84/53, de 2 de dezembro de 2014

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: