Início > Ano Pastoral, Catequese, Eventos, Formação, Notícias > ENCONTRO DE CATEQUISTAS | IDE E ENSINAI TODOS OS POVOS

ENCONTRO DE CATEQUISTAS | IDE E ENSINAI TODOS OS POVOS

catequistas4

No passado sábado, dia 08, no Seminário de Lamego, mais de uma centena de catequistas estiveram reunidos, desde as 9h até às 16h, para um encontro de formação. Inicialmente previsto para os catequistas do arciprestado de Lamego, o encontro alargou-se para acolher catequistas de outros arciprestados. Aqui ficam algumas palavras, que não excluem algum texto ou testemunho posterior.

O responsável arciprestal pela catequese, Cón. José Manuel Melo, convidou a D. Lurdes Maravilha, natural da nossa diocese e a residir em Setúbal, para vir falar aos nossos catequistas da sua experiência catequética por aquelas terras sadinas. A sala encheu-se de gente motivada e interessada em ouvir para aprender, com vontade de trabalhar para cumprir a missão assumida de testemunhar a fé junto dos mais novos. Catequistas jovens e menos jovens, com mais ou menos experiência, puderam partilhar experiências e partir com novas forças para as suas paróquias. Alguns párocos acompanharam os seus catequistas.

Antes do almoço, um tempo de oração e adoração na capela, presidido pelo Padre João Carlos Morgado, Pró-vigário da diocese. Os trabalhos continuaram à tarde, com a mesma alegria.

O presente encontro arciprestal não foi o primeiro e não será o último, porque a catequese paroquial é importante e porque a formação nunca é demais. Afinal, só podemos dar se também tivermos.

Certamente que o mesmo poderá acontecer noutros arciprestados. Os catequistas estão sempre disponíveis para participar e receptivos para aprender. Mas também o convívio é importante e motivador para superar o cansaço que às vezes se instala ou alguma desmotivação que, involuntariamente, marca presença diante da ausência da família no processo catequético.

As nossas paróquias precisam de catequistas motivados, formados e disponíveis para colaborarem na missão da Igreja.

in VOZ DE LAMEGO, n.º 4288, ano 84/50, de 11 de novembro de 2014.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

<span>%d</span> bloggers like this: