Início > D. António Couto, Mensagem, Seminários > SEMANA DOS SEMINÁRIOS | Mensagem de D. António Couto

SEMANA DOS SEMINÁRIOS | Mensagem de D. António Couto

Mensagem_D. António Couto - Cópia

SERVIDORES DA ALEGRIA DO EVANGELHO

  1. Evangelii Gaudium do Papa Francisco constitui uma imensa provocação para a nossa Igreja. Os nossos hábitos adquiridos saem abalados, as pautas por que habitualmente nos regemos ficam caducas, a nossa maneira de viver assim-assim entra em derrocada. Sim, a força do Evangelho rebenta os nossos vestidos e odes velhos. A alegria não se serve mais em moldes velhos. É urgente um coração novo para acolher esta enxurrada de alegria. Precisamos de Pastores novos à medida da Alegria e do Evangelho.
  1. É neste contexto que vamos viver mais uma vez a Semana das Vocações e Ministérios, que este ano acontece de 9 a 16 de novembro, subordinada ao tema que o Papa Francisco trouxe pata a cena «Servidores da Alegria do Evangelho». Rezemos ao Senhor da colheita para que seja Ele, Bom e Belo Pastor, a velar sempre pelo rebanho, e para que nos ensine a ser Pastores e formar Pastores segundo o seu coração de Pastor e Pai premuroso.
  1. E sejamos generosos no Ofertório de Domingo, dia 16, que será destinado, na sua inteireza, para as necessidades dos nossos Seminários de Lamego e Resende, e também para o Seminário Interdiocesano de São José, sediado em Braga, onde se formam os seminaristas maiores das quatro Dioceses do nosso interior norte: Lamego, Guarda, Viseu e Bragança-Miranda.
  1. Esta deslocação para junto de um dos polos da Faculdade de Teologia da UCP, neste caso, Braga, acarreta naturalmente despesa extra, mas tornou-se necessária devido ao decréscimo dos seminaristas nestas quatro Dioceses do nosso interior. O baixo número de seminaristas maiores destas quatro Diocese, atualmente reduzido a cerca de 20, não justifica e até desaconselhava que se mantivesse em atividade o Instituto de estudos Teológico que estas quatro Dioceses mantinham em Viseu.

Que Deus nos abençoe e guarde em cada dia, e faça frutificar o labor dos nossos Seminários.

Lamego, 26 de outubro de 2014, Dia do Senhor.

+ António

  1. 09/11/2014 às 6:29

    A Igreja está em renovação. Muito lentamente as pessoas vão acordando para a necessidade de se renovarem e de serem bem formadas actualizando-se.
    Os padres deviam ser os primeiros. Muitos estão instalados e pregam frases feitas, repetidas, mas sem vida nem mensagem.
    É triste alguns falarem tanto tempo sem dizerem nada, nem transmitirem uma mensagem simples mas essencial para a nossa vida cristã.

    Gostar

  2. 09/11/2014 às 9:05

    Bom dia e feliz Domingo.
    Certamente que é verdade o que diz. Os cristãos precisam de ser bem formados e terem consciência da necessidade de formação. Só se ama verdadeira e realmente o que se conhece. Quando mais se ama mais se quer conhecer. Quanto melhor se conhece, mais se ama na verdade na verdade e não algo de imaginado. Assim também os sacerdotes. Creio, no entanto, pelo que tenho visto, que os sacerdotes que saem do Seminário vêm cada vez mais bem preparados e quando pregam preparam-se bem, sobretudo recorrendo à Sagrada Escritura. Nas diferentes áreas encontramos pessoas mais competentes e/ou mais empenhadas. Há engenheiros, juristas, professores, médicos, bem preparados e que continuam a aprofundar os seus conhecimentos e aptidões, e há os que sobrevivem… Bom domingo. Tudo de bem e de bom. Abraço amigo

    Gostar

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: