Início > D. António Couto, Eventos, Jovens, Notícias > D. António dedica o altar da Igreja de São Tiago de Leomil

D. António dedica o altar da Igreja de São Tiago de Leomil

28web

Sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito.” 1 Ts 5 16-18

Foi neste espírito que a comunidade paroquial de São Tiago de Leomil viveu um dia grande no passado domingo, 12 de Outubro. As ruas e a Igreja, os fiéis e seus párocos, vestiram-se de festa para a Dedicação do altar da Igreja e para acompanhar oito jovens que receberam o Sacramento da Confirmação.

A unção com o Santo Crisma dos jovens do 10ºano de catequese que se empenharam e prepararam para dar o seu sim e renová-lo todos os dias era, por si só, motivo de grande júbilo.

Mas o dia tornou-se ainda mais belo porque foram inauguradas e benzidas as obras da Igreja, dedicado o seu altar e benzido o ambão. É destas fontes de vida eterna e de felicidade, da palavra e do pão, que a comunidade quersaborear, viver e partilhar.

A celebração eucarística presidida por sua excelência reverendíssima Dom António, concelebrada pelos reverendíssimos Vigário Geral, pró Vigário Geral, arcipreste, bem como pelos párocos de São Tiago de Leomil e por sacerdotes que quiseram partilhar esta alegria, foi um hino profundo de Acão de Graças ao Senhor por tão grande benefício. Solenizada pelo canto das crianças da catequese, a oração subiu como incenso para o nosso Deus que se baixou e para nós olhou, como humildes servos, e connosco tomou parte, comungando do nosso júbilo.

Proferida a homília e de traje nupcial revestidos, acompanhámos a dedicação do altar com o óleo do crisma para que nele e sobre ele esteja o próprio Cristo. A mesma unção não apenas reveste mas entra e integra o coração e a mente de cada jovem crismado, no desejo ardente de se configurar à pessoa de Jesus Cristo.

No final da celebração, os párocos agradeceram a cada pessoa que fez desta obra sua, sendo projeto, anseio e objetivo de todos.

A participação de tantos, incluindo dos nossos irmãos evangélicos batistas, mostra uma Igreja viva e peregrina por terras de Deus, protegida pela forte intercessão de São Tiago, apostados em construir e instaurar, aqui e agora, o reino dos Céus.

Texto: os Párocos | Fotos: Cristina Centeio,

in VOZ DE LAMEGO, n.º 4285, de 21 de outubro de 2014

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

<span>%d</span> bloggers like this: