Início > Eventos, Formação, Jovens, Notícias > Projeto +SER | CAMINHAR PARA OS VALORES

Projeto +SER | CAMINHAR PARA OS VALORES

31- Dia 27 - Parque Biológico - GrupoO Projeto +SER (CLDS+ de Lamego) realizou nos dias 27 e 28 de agosto um conjunto de atividades com crianças de 9 e 10 anos a que designou “Caminhar para os Valores”. O objetivo desta iniciativa foi proporcionar uma reflexão sobre alguns valores, através de momentos lúdicos e pedagógicos às 14 crianças das Freguesias de Penajóia, Cambres e Samodães. Esta ação foi possível pela colaboração e parceria das diversas entidades envolvidas: Juntas de Freguesia de Penajóia, Cambres e Samodães, Câmara Municipal de Lamego e a empresa Douro à Vela.

O dia 27 foi vivido na íntegra no Parque Biológico da Serra das Meadas, à volta da dinâmica “Eu… e o que nos envolve”. Este espaço agradável e cuidado ofereceu um conjunto de atividades que procurou alertar e fazer sentir o respeito que temos de ter com o meio ambiente, com os animais selvagens e a sua importância para o ecossistema. A beleza da nossa floresta e paisagem só poderá persistir se todos colaborarmos respeitando e cuidando da natureza.

No dia 28 as crianças envolvidas viveram pela primeira vez uma experiência única, um passeio de barco pelo rio Douro. Os passeios de barco são comuns na nossa região e para algumas das crianças não é novidade, só o foi porque o barco em causa era um veleiro. O Projeto +SER definiu que nessa manhã as crianças se envolvessem com o “Eu… o outro… o grupo”. A empresa Douro à Vela, através do Sr. António, conduziu as crianças pelo rio Douro, junto ao cais de Folgosa, e num tom pedagógico foi mostrando cada parte integrante do veleiro. Navegar através de um veleiro implica um trabalho de equipa, em que cada elemento deve estar atento às suas funções e responsabilidades para que o barco possa navegar em bom ritmo. Envolvendo as crianças nas tarefas do veleiro e apesar de o vento não ter sido abundante, a serenidade do rio, a paciência do comandante e a brisa que, de quando em quando brotava, fez-nos regressar ao cais ao ritmo do vento. A tarde foi vivida no encontro com a nossa história, “Eu e a nossa história”, na visita ao Castelo, Cisterna e Museu de Eletricidade, na Casa do Bordalos. A riqueza do Património de Lamego merece o nosso respeito e cuidado a defesa destes valores começam desde a infância. O Projeto +Ser considera positiva esta atividade ao permitir que algumas das crianças, por vezes esquecidas em tempo de férias nas nossas aldeias, pudessem caminhar unidas e com valores.

JM, in VOZ DE LAMEGO, 2 de setembro de 2014, n.º 4278, ano 84/40

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: