Início > Eventos, Formação, Jovens, Mensagem, Notícias > RETIRO LAMEGO 2014: “Sou Jesus, Aquele que te ama e te espera”

RETIRO LAMEGO 2014: “Sou Jesus, Aquele que te ama e te espera”

Retiro1Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Lamego acolheu o Retiro de nove dias, com o tema “Sou Jesus, Aquele que te ama e te espera”. Estiveram presentes, em média, quatrocentas pessoas por dia, vindas de todo o país, tal como Madeira, Bragança, Alentejo, Lisboa, Porto, Coimbra, Póvoa do Varzim, Guarda e Viseu, destacando-se este ano a presença de um maior número de pessoas de Lamego e dos concelhos vizinhos.

A organização do retiro esteve ao encargo do Padre Duarte Sousa Lara, juntamente com a Comissão Nova Evangelização, do Grupo de Oração Nossa Senhora dos Remédios e da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus. Além destes organismos, marcaram presença a Fraternidade Arca de Maria, Comunidade Canção Nova, D. António Couto, D. Jacinto, Padre João Carlos Morgado, pro-vigário geral, Vigário Geral Dr.Joaquim Rebelo, Frei Jude, Padre Marco Luís, lamecense e pároco na diocese de Setúbal, Teto Fonseca, os Fundadores da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus, entre muitos outros.

Este ano, a opinião geral foi, mais uma vez, muito positiva, sendo os temas dos Ensinamentos uma das actividades mais apontadas como urgentes aos dias de hoje, esclarecedores e enriquecedores, actuais e dinâmicos, tais como: “A confissão”, “O combate espiritual”, “A mensagem de Fátima”, “O Santo Rosário”, etc. Para além disso, os testemunhos de casais, jovens, consagrados e leigos foi especialmente tocante pela sua coragem ao revelarem o poder de Jesus nas suas vidas e a forma como Ele revolucionou, e de que maneira, os seus planos futuros, o seu modo de estar na vida e as mudanças que efectuaram na corrida pela Santidade.

Uma das maiores graças foi sem dúvida o número de confissões. Por dia, entre as 9:00h e as 18:00h, uma média de sete sacerdotes viveram de perto a sede do perdão de Deus que ajudou centenas de pessoas a reencontrarem a alegria de viver, a coragem de decidir abrir a porta a Jesus, de aceitar a Sua ajuda. Como D. António mencionou na sua homilia, “quem vive feliz, mexe-se” e é na certeza de que Deus é alegria que é impossível aguentar dentro de nós todo o Amor que nos inflama com a Sua graça, tendo como consequência o contágio aos outros irmãos. Por vezes, foi um sorriso, um abraço, uma palavra, que plantou uma chama no coração de alguém que precisava de ajuda, que se foi confessar, que começou a rezar o terço e de repente a sua vida começou a mudar. Foram imensos os casos assim.

Terminado o Retiro 2014, é tempo de pôr em prática tudo o que se aprendeu, continuar a alimentar a “bateria” que carregou durante esta semana e o mais importante, levá-la também aos outros. No sentido de apelar aos jovens este encontro com Jesus, este ano houve alojamentos nas instalações do Colégio de Lamego, local onde decorreu o Retiro, bem como cem refeições diárias oferecidas pela Câmara Municipal de Lamego na cantina municipal. Além disto, a Câmara ainda cedeu um palco e cadeiras para que fossem proporcionadas as condições necessárias. Ainda a Pastelaria Doce Lamego que esteve presente durante todos os dias e a todas as horas durante essa semana. Vai naturalmente um enorme obrigado por estes apoios.

É ainda na certeza de que Jesus continua a vir até nós, como há dois mil anos atrás, juntamente com a Sua Mãe, que para o ano vão chover mais graças. Para quem este ano não pôde estar presente, poderá acompanhar os ensinamentos, testemunhos, louvor e adoração ao Santíssimo pela Internet e de certeza que, rendido, não vai faltar no próximo ano!

Testemunho:

Foi uma graça de Deus ter vindo ao retiro. Tive muitas tentações para faltar, mas o meu amor por Deus venceu e vim todos os dias. Aprendi muito, tive muitas respostas para a minha vida. Tive oportunidade de fazer uma confissão e receber uma libertação/cura profundas. Recebi muitas graças, vi muitas outras acontecerem aos que vieram e aos que trouxe no meu coração. Não há nada no mundo que possa ser mais importante que o estar presente. Recomendo a todos que venham no próximo ano. Não percam esta oportunidade! Patrícia, Lisboa

Padre Marcos marca presença no Retiro

Inserido nas actividades do Retiro de Lamego, o concerto do Padre Marcos Alvim abrilhantou uma das noites de uma semana intensa de oração, graças e alegria.

“Rezar cantando” tem sido o lema deste sacerdote que conta já com oito anos de carreira musical, três CD’s e algumas promessas futuras. Quem já o conhece teve a garantia de mais um momento de boa disposição e evangelização; quem veio de longe, pôde conhecer um sacerdote da diocese de Lamego com o dom da música e da palavra que deixou um pavilhão a cantar bem alto as suas músicas e catequeses. Ninguém ficou indiferente às letras profundas que não podiam estar mais de acordo com o tema do retiro:

Aceita-me Senhor,

Aceita o meu Sim

E desvenda para mim

Teu projecto de Amor

O Padre Marcos é uma pessoa muito querida na nossa diocese e de certeza que foi levado nos corações para esse país fora, juntamente com as suas músicas e a Mensagem de que a maior maravilha de Deus somos todos nós e os dons que Ele nos concede.

in VOZ DE LAMEGO, 2 de setembro de 2014, n.º 4278, ano 84/40

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: