Início > Conselho Pastoral, D. António Couto, Eventos, Notícias, Sínodo para a Família > Ecos do encontro do Conselho Diocesano de Pastoral

Ecos do encontro do Conselho Diocesano de Pastoral

P1020154Há muito desejado na Diocese de Lamego, o Conselho Diocesano de Pastoral reuniu pela primeira vez no dia 26 de julho, na Casa de São José, em Lamego. Como habitualmente nos encontros entre crentes cristãos, o encontro iniciou-se com um momento de oração.

Como anunciado, o Conselho Pastoral da Diocese é presidido por D. António Couto. Nesta primeira ocasião, o senhor Bispo falou da importância e objetivos do Conselho Diocesano de Pastoral: “investigar e apreciar tudo o que diz respeito às atividades pastorais e formular conclusões práticas”. Um dos pontos da agenda previa a apresentação dos respetivos Estatutos e que foram aprovados ad experimentum. Nos próximos dois anos serão objeto de reflexão dentro dos vários departamentos e serviços da Diocese, para então serem aprovados definitivamente.

D. António Couto sublinhou que a criação deste Conselho ia ao encontro do desafio que o Papa Francisco faz a toda a Igreja, mormente na Evangelii gaudium: “o objetivo dos processos participativos não há de ser principalmente a organização eclesial, mas o sonho missionário de chegar a todos “ (nº 31).  “A nossa missão – referiu ainda D. António Couto – é experimentar e testemunhar a comunhão, e trabalharmos juntos empenhadamente para acertarmos com os melhores caminhos para que o Evangelho possa chegar a todas as pessoas da nossa Diocese de Lamego”.

Um dos pressupostos dos Conselhos Pastorais é precisamente acolher propostas e iniciativas pastorais, coordenar as diferentes atividades, momentos, oportunidades, propor, canalizar esforços e instrumentos, testemunhar a comunhão eclesial. Foi com esta preocupação que os trabalhos continuaram, acentuando a dinâmica pastoral da Diocese de Lamego que seguirá sob o “Ide e Fazei Discípulos” no triénio que se segue, tendo como pano de fundo a Família, em comunhão com a toda a Igreja,com os olhos e a atenção colocados no Sínodo dos Bispos sobre a “Família e Evangelização” .

Próximos três anos:

  • 2014/2015 – Família;
  • 2015/2016 – Liturgia e Oração;
  • 2016/2017 – Palavra de Deus.

Relembram-se três momentos aglutinadores para o próximo ano pastoral, já refletido na reunião das Comissões, departamentos e serviços, no passado dia 12 de julho:

  • Um encontro aberto a todos os Agentes Pastorais Diocesanos para o dia 27 de setembro – Apresentação do Plano Pastoral;
  • Realização do Dia da Família Diocesana, no dia 27 de junho de 2015;
  • Realização de um Retiro para os Agentes Pastorais em meados de fevereiro de 2015.

Na próxima edição da Voz de Lamego, que durante estas duas semanas se encontra em momento pausa para férias, outras informações serão dadas sobre o Conselho Diocesano de Pastoral.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: