Início > D. António Couto, Eventos, Notícias, Peregrinações > Peregrinação Anual a Nossa Senhora da Lapa

Peregrinação Anual a Nossa Senhora da Lapa

Imagem

No próximo dia 10 de junho, centenas de pessoas de toda a Diocese de Lamego, mas também de outros lugares de Portugal, vão em Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

A origem do culto remonta ao século XV:

“Em 1498, segundo a tradição, uma pastorinha de 12 anos, muda de nascença, de nome Joana, que vinha de Quintela com o rebanho para estes sítios, um dia introduziu-se por uma das fendas da grande penedia e divisou ao fundo uma imagem de Nossa Senhora… Feliz com o achado, após ter limpo a imagem, logo começou a prestar-lhe culto, preparando um pequeno trono, ou altar, que enfeitou com flores silvestres. Passou então a vir todos os dias com o rebanho para este mesmo sítio, onde estava o seu tesouro, até que a mãe, vindo a saber disso, a obrigou a procurar outras pastagens, para não prejudicar a boa alimentação das ovelhas, o que, no entanto, não aconteceu. Obedecendo às ordens da mãe, passou a levar a imagem consigo na cestinha, improvisando altares noutros sítios e, à noite, levava-a para casa, onde se dedicava a preparar vestidinhos para a adornar mais dignamente. Um dia a mãe indisposta com a filha, ao vê-la perder muito tempo com o que julgava ser uma boneca, arremessou a boneca para o lume. Nesse momento, a menina que até ali era muda, falou: Tá! Minha mãe! É Nossa Senhora da Lapa! Ai que fez?! Imediatamente a menina retirou a imagem do lume, que não se queimou. A mãe ficou com o braço paralisado, mas depois de ambas terem rezado, ficou curada. Depressa se divulgaram estes milagres e se iniciou a afluência de peregrinos, desejosos de conhecer e venerar a imagem milagrosa”.

O pároco, sabendo do sucedido, fez com que a imagem fosse levada para a Igreja Paroquial de Quintela, colocada à veneração dos fiéis. No entanto a imagem desapareceu e regressou à Lapa. Repetiu-se o processo, concluindo-se que Nossa Senhora queria ser venerada no local onde a imagem aparecia, preparou-se a gruta, e uma pequena ermida. A afluência de peregrinos e a veneração da Senhora da Lapa não mais se interrompeu, estendendo-se a outros locais de Portugal.

Imagem

Por outro lado, a imagem de Nossa Senhora de Fátima tem como referência a imagem de Nossa Senhora da Lapa:

“A primeira Imagem de Nossa Senhora de Fátima, encomendada para o seu respectivo Santuário, foi feita tendo como modelo uma imagem de Nossa Senhora da Lapa, pela gravura que fazia parte de um catálogo de 1914, da casa Estrela, do Porto. A imagem em referência, é a imagem de Nossa Senhora da Lapa que actualmente se venera em Capela privativa na cidade de Ponte de Lima. Esta informação com mais detalhes, pode ler-se no jornal “Voz de Fátima” de 13 de Maio de 2004″.

As principais Peregrinações do Santuário são a 10 de junho, a 15 de agosto e no 2.º domingo de setembro. A Novena, a decorrer, está a ser orientada pelo Pe. António Jorge Giroto.

O grande dia será a 10 de junho, com as paróquias das Zonas Pastorais de Sernancelhe e de Moimenta da Beira organizadas, com as cruzes paroquiais e bandeiras, a que se juntam outras comunidades e pessoas oriundas de todo o país. Para ajudar nestes dias, a presença de diversos movimentos eclesiais.

O ponto alto será a Procissão, seguindo-se a celebração da Eucaristia, presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego, com início prevista para as 12h00. Palavras de D. António Couto há um ano atrás:

“Hoje são os olhos bondosos de Deus, os seus olhos carinhosos, deixai-me dizer, com as palavras que a Escritura usa, os olhos maternais de Deus, que se fixam nos seus filhos queridos, porque Deus nunca pode esquecer os seus filhos e filhas… Aqui estamos bem, pois aqui sentimo-nos acolhidos. Aqui sentimos que há um olhar novo que vela sobre nós, que vela por nós. Sentimos que há umas mãos carinhosas, que acariciam o nosso rosto e o nosso coração. E é por isso que vimos a este e a outros Santuários, onde veneramos a Virgem Maria”.

FONTES: página oficial do Santuário da Lapa: AQUI.

Blogue da Diocese de Lamego: Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa: AQUI.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: