Início > Eventos > Centro Diocesano de Promoção Social com novas instalações

Centro Diocesano de Promoção Social com novas instalações

IMG_3628As antigas instalações da tipografia Voz de Lamego foram remodeladas e adaptadas para serem utilizadas pelo Clube de Idosos, Resposta Social do Centro Diocesano de Promoção Social. Esta valência está vocacionada para acolher e acompanhar os mais idosos, através do Centro de dia, Dentro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário.

O Centro de Dia funcionou nos últimos anos em instalações pertencentes ao Cabido, por cima da Gráfica de Lamego. Antes disso, iniciou a sua actividade, já lá vão 34 anos, no espaço agora ocupado pelo Museu Diocesano de Arte Sacra, antigo seminário, frente à Sé. O fundador foi o Mons. Ilídio Fernandes. Ao longo destes 34 anos, muitos foram os Utentes e colaboradores que por ali passaram e muitas e variadas as iniciativas concretizadas. Quantas histórias de vida por ali passaram!

Mas os acessos não eram os melhores e colocavam em risco os seus utilizadores; era necessário encontra um novo espaço. A oportunidade surgiu aquando do encerramento da tipografia. Aquele espaço, agora devoluto, propriedade da diocese, apareceu como indicado para o efeito. Mas foram necessários muitos trabalhos para remodelar e adaptar para serem utilizados pelos nossos Utentes. A Direção do CDPS elaborou o projecto de acordo com as exigências actuais e procedeu-se à remodelação do espaço.

As novas instalações do Clube de Idosos ficam situadas na Travessa dos Loureiros e entraram em funcionamento no dia 10 de Março de 2014. Um espaço amplo, jovial, acolhedor e com muita luminosidade, situado na zona nobre da cidade.

No dia 1 de Abril de 2014, com a presença do nosso bispo, Sr. D. António Couto, e do Sr. Vigário Geral, procedeu-se à Bênção do espaço. No evento, com destaque para os Utentes deste Centro, colaboradores e voluntários, estiveram também os membros da Direção do CDPS, Mons. Armando Ribeiro Santos e o Pároco da Sé, Cónego José Ferreira.

Nas palavras que nos dirigiu, aquando da Bênção, D. António Couto convidou-nos a construir o verdadeiro edifício, que está para lá das paredes e demais materiais, e se traduz na edificação da vida de cada um e de todos.

Em seguida, foi servido um lanche convívio para todos os presentes. A alegria e satisfação de todos era bem visível. Em particular para os principais responsáveis da instituição diocesana, tendo em conta que foi mais um projecto concretizado e, mais importante, pelo serviço que aqui será prestado aos nossos utentes. Como recordação, no final, distribuiu-se uma pagela com o slogan “ Na vida só há um modo de ser feliz: viver para os outros”.

Ângela Sequeira
Rosa Maria Fernandes
Maria Clara Taveira

 

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: