Início > Uncategorized > Peditório em favor da Terra Santa

Peditório em favor da Terra Santa

34404 059-4 BIBLE MAPPor determinação da Santa Sé os peditórios da adoração da Santa Cruz de Sexta Feira Santa são destinados à Terra Santa.

1. A unidade no Cristo Redentor impulsiona-nos a promover, também neste ano, a importante iniciativa da Collecta Pro Terra Sancta, satisfazendo a dívida da Igreja universal para com a Igreja-Mãe. Como recordou recentemente o Papa Francisco ao receber os Pastores dessa região na Sessão Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais, quando afirmou: “Meu pensamento volta-se, de maneira especial, à terra bendita na qual Cristo viveu, morreu e ressuscitou. Nela – percebi-o, também hoje, pela voz dos Patriarcas presentes – a luz da fé não se apagou; antes, resplende vivamente. É ‘a luz do Oriente’, que ‘iluminou a Igreja universal, desde que apareceu sobre nós um sol que surge (Lc 1,78), Jesus Cristo, nosso Senhor.”

2. Com a chamada “Primavera Árabe” a situação dos cristãos na Terra Santa agravou-se consideravelmente. A ascensão do extremismo islâmico torna cada vez mais difícil o quotidiano dos cristãos que vivem o permanente dilema entre partir ou ficar. A viagem do Papa Francisco, de 24 a 26 de Maio próximo, pretende pôr na agenda internacional esta situação dramática, apoiar as comunidades cristãs locais e interpelar cristãos, judeus e muçulmanos para que juntos encontrem, nas suas heranças espirituais, espaços comuns em que possam trabalhar concertadamente para porem um termo à injustiça, à opressão, à ignorância e a todos os actos que destroem a dignidade humana.

3. A Sagrada Congregação para as Igrejas Orientais escreveu aos bispos de toda a Igreja, alertando e sensibilizando a olhar para estes nossos irmãos e irmãs na fé que estão a escrever uma página da História com “o ecumenismo de sangue”, que os irmana. Devemos e queremos estar ao seu lado com plena solicitude.

4. A mesma Congregação relembra a grande obra social desenvolvida pelas comunidades católicas na Terra Santa e insiste na necessidade da nossa ajuda que lhes possibilitará estar junto dos pobres e sofredores, sem distinção de credo ou etnia: “As Paróquias manterão abertas as portas a cada necessidade, assim como também as escolas, nas quais cristãos e muçulmanos, juntos, preparam um futuro de respeito e colaboração. Também os hospitais e ambulatórios, os asilos e os centros de acolhimento continuarão a ajudar a todos (…) Assim acompanharemos, desde agora, o Papa Francisco, que se apresta a ser peregrino de unidade e paz na Terra Santa: uma visita tão esperada, desejada e necessária. Que ela confirme na fé os cristãos, torne-os ainda mais, e sempre mais, capazes de misericórdia, perdão e amor.”

Apela-se, por isso, vivamente, aos sacerdotes que promovam o peditório e sensibilizem os fiéis para a generosidade solícita a ter com estes nossos irmãos e irmãs da Igreja-Mãe que peregrina na Terra Santa.

P. João Carlos Morgado, Pró-Vigário Geral

 

Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: