Início > Notícias > Diocese de Lamego participa no Fórum de EMRC

Diocese de Lamego participa no Fórum de EMRC

In Voz de Lamego, 28.01.2014

Dando continuidade a um projeto de formação e encontro dos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do nosso país, decorreu, em Fátima, o Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica nos dias 25 e 26 de janeiro.

Este Fórum procurou promover uma reflexão e partilha relacionada com as problemáticas do tema “Metas Curriculares da Educação Moral e Religiosa Católica: Pressupostos, Estrutura, Desafios”, auxiliando os docentes a concretizarem uma formação contínua aprofundando este novo paradigma de organização do plano educativo, ao mesmo tempo que os animou para darem continuidade àquela que deve ser a grande meta de todo o cristão, que nas palavras do Papa Francisco se descreve em “levar o coração do Evangelho”.

Foram diversos os oradores que partilharam as suas experiências e pensamento numa apresentação intensa, mas enriquecedora. Depois de D. António dos Santos, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, ter dado início aos trabalhos, D. José Policarpo apresentou uma comunicação onde evidenciou as relações entre “Cultura, Escola e Religião” partindo dos conceitos de sabedoria, memória e mutação, deixando o desafio de encarrar a escola como o elemento central que permite a formação da pessoa para o encontro com o outro, que parece ter começado a desumanizar-se nesta nova “era digital”.

Outros desafios foram colocados mediante as intervenções de Cristina Carvalho, Juan Ambrósio, Elisa Urbano, Fernando Moita e Dimas Pedrinho que, naturalmente, não esqueceram a apresentação da nova estrutura programática da disciplina agora organizada em metas curriculares.

O Fórum centrou os seus trabalhos na celebração da eucaristia dominical na Basílica da Santíssima Trindade pedindo a Deus que abençoasse os trabalhos dos professores de EMRC, e, numa atitude de Ação de Graças, gradecendo todo o caminho que já foi trilhado.

“O futuro depende do que a educação pode realizar agora”, afirmou D. António, “e para que as crianças sejam plenamente felizes necessitam do encontro com Deus que a escola e os seus professores devem promover se queremos uma autêntica educação integral”.

A diocese de Lamego quis associar-se a esta dinâmica de formação e encontro tendo contado com seis dos seus professores de EMRC nos trabalhos deste Fórum.

Padre Miguel Peixoto

Categorias:Notícias Etiquetas:
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: