Início > Uncategorized > Sínodo sobre a Família: contributo da Diocese de Lamego

Sínodo sobre a Família: contributo da Diocese de Lamego

In Agência Ecclesia

O responsável pelo tratamento em Lamego do inquérito sobre a família que o Vaticano enviou às dioceses de todo o mundo considera que as respostas recolhidas revelam “que a família cada vez se demite mais da sua missão”.

Em entrevista à edição mais recente do jornal ‘Voz de Lamego’, o padre João Costa Morgado salienta que os dados congregados através do questionário indicam que os pais tendem a “remeter a formação ética” dos filhos “para a Escola” e a educação na fé “para a Paróquia”.

“Globalmente as pessoas queixam-se da crise económica, da falta de tempo, dos meios de comunicação social, como obstáculos para uma melhor vivência do modelo cristão de família”, adianta o sacerdote.

A Santa Sé enviou às conferências episcopais um questionário solicitando a todas as dioceses que se pronunciassem sobre o tema ‘Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização’ que estará em debate numa assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, entre os dias 5 e 19 de outubro deste ano.

De acordo com o padre João Costa Morgado, o levantamento efetuado permite também verificar que existe “ainda um longo e persistente trabalho a fazer” pela Igreja Católica em áreas como a Pastoral Familiar e a Pastoral da Evangelização.

“Os documentos do magistério em geral e sobre a família, neste caso particular, são praticamente desconhecidos pela maioria da nossa gente”, realça.

Temas como a “União de pessoas do mesmo sexo”, a “Educação dos filhos no contexto de situações matrimoniais irregulares” e o “Matrimónio segundo a lei natural” também foram incluídos no lote de questões remetidas às famílias.

No que diz respeito “aos novos modelos de família”, o padre João Costa Morgado refere que as pessoas demonstraram “ter uma atitude cada vez mais compreensiva”: “Embora se reconheça o mal, é reclamada, pela quase totalidade, uma postura por parte da Igreja de acolhimento, de não discriminação e de atenção pastoral a estes casos”.

A Diocese de Lamego disponibilizou, através dos arciprestados e do seu site, o documento preparatório para o Sínodo, onde constava o referido questionário, pedindo respostas até ao final da primeira semana de dezembro de 2013, por correio ou via email.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: