Início > Uncategorized > Externato D. Afonso Henriques comemora bodas de ouro

Externato D. Afonso Henriques comemora bodas de ouro

Por Pe. José Augusto Marques

O Externato D. Afonso Henriques está a comemorar 50 anos de serviço educativo em Resende.

Já lá vão 50 anos desde que, em 1963, foi constituída a “Sociedade de Ensino D. Afonso Henriques” por vontade expressa do Sr. Bispo de Lamego, D. João da Silva Campos Neves, e liderada pelos párocos do concelho, para dar continuidade ao ensino primário das crianças locais. Mais tarde, em 1979, é também por vontade expressa do Bispo de então, D. António Xavier Monteiro, que o Externato inicia uma nova etapa com a abertura do ensino secundário, em novas instalações, sob a liderança audaciosa do Sr. Pe. Martins.

A partir de 1981/82 o Externato torna-se serviço público de educação, em Resende, ao assinar Contrato de Associação com o Ministério da Educação e servindo gratuitamente os alunos da região.

Foram 50 anos intensos de muitas conquistas, alegrias, esperanças e êxitos… no meio das vicissitudes e dificuldades, sobressaem duas figuras incontornáveis como pilares que sustentaram esta casa – o Sr. Pe. Martins e o Sr. Pe. Esteves. Para eles o nosso reconhecimento nesta hora de memória agradecida.

Não podemos deixar de assinalar esta data tão significativa. Começamos por celebrar ontem, (dia 28), uma eucaristia de ação de graças presidida pelo Sr. Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho e solenizada pela comunidade educativa atual em que evocamos a memória daqueles que pertenceram a esta família e já partiram para Deus (Diretores, professores, alunos e funcionários).

Hoje, dia 29, damos continuidade às comemorações com um sarau cultural e recreativo apresentado por professores, alunos e funcionários em que a memória do passado irá estar bem patente, como que lembrando à comunidade do presente as suas raízes e os princípios que nos sustentam.

O ponto alto das nossas celebrações será o dia 30 (sábado) com a sessão solene e o jantar comemorativo em que contamos com a presença da comunidade educativa do presente e do passado, celebrando a história de ontem e de hoje em função de um amanhã de esperança.

A sessão comemorativa será presidida pelo Sr. Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, e conta com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Dr. João Casanova Almeida, do Senhor Delegado Regional de Educação da Região Norte, Dr. Aristides Sousa, do Sr. Presidente da Câmara de Resende, Dr. Manuel Garcez Trindade, do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Eng. António Borges, da Direção da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo) da Direção da APEC (Associação Portuguesa de Escolas Católicas) e demais autoridades religiosas e civis de âmbito regional e local. Será um momento de celebração e evocação do passado em memória agradecida através do testemunho daqueles que fizeram e viveram a história destes 50 anos.

E, porque a história se aviva com a memória partilhada, encerramos as comemorações com um jantar convívio em que contamos com a presença de mais de duas centenas e meia de pessoas inscritas. A comunidade do Externato reúne-se para celebrar as Bodas de Ouro duma instituição que muito tem dado a Resende e às suas gentes. Que o reconhecimento e a gratidão sempre nos avivem à memória o sentido mais profundo da nossa identidade.

Parabéns Externato D. Afonso Henriques… ad multos anos!

Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: