Início > Uncategorized > Preparação para o Sínodo Extraordinário sobre a Família

Preparação para o Sínodo Extraordinário sobre a Família

In Agência Ecclesia

As dioceses do Funchal e de Lamego apelaram à participação dos membros das suas comunidades na preparação do próximo Sínodo extraordinário dos Bispos, marcado para outubro de 2014, com respostas às 38 questões divulgadas pela Santa Sé.

No caso da Madeira, além do estudo que se realizará em cada arciprestado pelo clero, a Igreja Católica local “convida todos os diocesanos, paróquias, secretariados, movimentos e famílias a contribuírem para esta reflexão, abordando as questões colocadas e enviando, até ao dia 15 de dezembro, a sua reflexão” para dois endereços eletrónicos ou para a Cúria Diocesana (apartado 4550; 9001-801 Funchal).

Em Lamego, a diocese disponibiliza, quer através dos arciprestados, quer através do seu site, o documento preparatório para o Sínodo, onde consta o referido questionário, “pedindo a todos que contribuam ativamente para que as finalidades desta consulta possam ser atingidas”.

As respostas podem ser enviadas até ao final da primeira semana de dezembro, por correio (Paço Episcopal, Rua das Cortes, 2, 5100-132 Lamego) ou via email.

O documento preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema ‘Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização’, foi divulgado pela Santa Sé no último dia 5 e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA.

A Diocese do Funchal refere que o texto “tem como objetivo auscultar as comunidades eclesiais a partir de um conjunto de 38 questões introduzidas por uma breve apresentação do tema do Sínodo e do seu contexto”.

Já D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego, “convoca todos os sacerdotes, religiosos e leigos para darem o seu contributo, na medida das possibilidades de cada um”.

O documento preparatório e o questionário foram também publicados online no blogue ‘Religionline’, o qual os propõe “a todos os interessados que possam responder”.

Os responsáveis deste blogue “comprometem-se a fazer chegar todas as respostas recebidas através deste meio à Conferência Episcopal Portuguesa, ao cardeal Péter Erdo, relator da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, e aos bispos Lorenzo Baldasseri e Bruno Forte, respetivamente secretário-geral do Sínodo e secretário especial da assembleia de 2014, e ainda à Nunciatura da Santa Sé em Lisboa”.

Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: