Início > Uncategorized > Igreja ganha «vitalidade» com experiências missionárias

Igreja ganha «vitalidade» com experiências missionárias

antonio_couto_mg_2742In Fátima Missionária

Numa altura que o clero «diminui drasticamente» na Europa e em que as vocações «são quase nulas em solo europeu», António Couto, bispo de Lamego, considera que os sacerdotes europeus devem realizar experiências missionárias para se enriquecerem, motivarem os fiéis e para que a «sensibilidade» missionária não amorteça.

«Uma Igreja que não tem vocações, que está claramente a decair, como esta Igreja em solo europeu, ganharia muito mais vitalidade se alguém fosse para fora e depois viesse e falasse das experiências que fez, de como se vive de outra maneira o cristianismo noutras circunstâncias», destacou o prelado.

Para António Couto, tal experiência seria «muitíssimo» enriquecedora. «Ainda que tenha poucos padres, se eu mandar dois ou três, para o mundo missionário, eu ganho, porque eles voltarão mais enriquecidos e com outra mentalidade. Portanto, depois podem ser muito mais influentes aqui na Europa», acrescentou, em declarações à FÁTIMA MSSIONÁRIA, à margem do Curso de Missiologia.

O bispo de Lamego, e também presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, está em Fátima esta quarta-feira, 28 de agosto, enquanto docente do Curso de Missiologia, uma formação que está a decorrer até ao próximo sábado, dia 31. «A missão de Cristo, a missão do Cristão. Por uma Cristologia missionária» é o tema que conduzirá a intervenção do prelado ao longo do dia.

Aos participantes, o bispo de Lamego vai mostrar «textos do Evangelho que dizem respeito, sobretudo, à missão de Jesus». «Estes textos são importantes para nós percebermos como é que Jesus faz», disse o prelado, acrescentado que o «missionário tem que estar preso a Cristo e ao Pai», porque «não há outra maneira de fazer missão».

Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: