Início > Uncategorized > Bodas de Ouro Sacerdotais de Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral

Bodas de Ouro Sacerdotais de Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral

Por Pe. Jorge Henrique, in Voz de Lamego, 2013.08.13

Pro mundi vita – era este o lema que se vislumbrava à porta da Igreja Paroquial de Vila da Rua, e que serviu de acolhimento ao Monsenhor Joaquim Dias Rebelo para a celebração das suas Bodas de Ouro Sacerdotais, no passado Domingo, dia 11 de Agosto. Foi este o lema sacerdotal escolhido pelo mesmo há 50 anos na sua ordenação e por que tem orientado a sua vida ao longo destes anos ao serviço das comunidades paroquiais de São Pelágio de Vila da Rua, de São Sebastião de Penso e de São Martinho da Faia e à Diocese de Lamego.

Monsenhor Joaquim Dias Rebelo foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, ao início da tarde, para aí ser homenageado pelo Município. Foram palavras calorosas e sentidas de agradecimento pela sua dedicação ao Concelho de Moimenta da Beira proferidas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Francisco Cardia, pelo Presidente da Assembleia, Dr. Alcides Sarmento e pelo Presidente da Câmara, Dr. José Eduardo Ferreira. O homenageado agradeceu esse reconhecimento público ao Município.

Seguiram os presentes da Sessão Solene de homenagem para a Igreja Paroquial de Vila da Rua onde a população aguardava a chegada de Monsenhor Joaquim. Foi recebido pelas comunidades paroquiais e também pelo Presidente da Junta da Freguesia de Rua, Sr. António Pinto, em representação da Freguesia.

Com o coração a transbordar de alegria e gratidão de todos, Sua Excelência Reverendíssima D. António Couto, Bispo de Lamego, presidiu à Celebração Eucarística Jubilar, com a presença de D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito de Lamego e filho desta terra de Vila da Rua, D. António José Rafael, Bispo Emérito de Bragança-Miranda, os Reverendíssimos Senhores Padres José Salvador e Joaquim Correia Duarte, que, condiscípulos, celebram igualmente este ano as suas Bodas de Ouro Sacerdotais, e alguns sacerdotes da nossa Diocese de Lamego que quiseram estar presentes, a quem agradecemos fraternalmente. Ao longo da Eucaristia, houve diversos momentos de Oração, de louvor e de gratidão a Deus, como é próprio da Eucaristia, pelos 50 anos de vida sacerdotal e de fidelidade ao ministério de Monsenhor Joaquim Dias Rebelo nas comunidades paroquiais, enquanto pároco, e na Diocese, enquanto Vigário Geral. A vela do Baptismo, a estola, o pão, o vinho e o cajado foram símbolos presentes e ofertados a Deus.

No fim da celebração, Sua Excelência Reverendíssima D. António Couto, proferiu a Oração de Bênção do Centro Paroquial, onde, de seguida foi descerrada a placa de inauguração deste edifício, sonhado, projetado e realizado também pelo homenageado, ficando, desta forma, o dia marcado para memória de todos. Seguiu-se, por fim, o convívio esperado e merecido, onde todos puderam contribuir e partilhar.

Em nome das comunidades paroquiais, agradeço a presença e o contributo de todos e sobretudo ao Monsenhor Joaquim Dias Rebelo pela sua dedicação e que o seu ministério continue a ser por muitos anos uma realidade para a vida do mundo – Pro Mundi Vita.

Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: