IX Encontro de Ministros Extraordinários da Comunhão e Leitores
O Seminário Menor de Resende organizou e promoveu mais um encontro de formação para Ministros da Comunhão, no dia 25 de maio. No total, 115 participantes, sendo que 13 o fizeram pela primeira vez. A manhã foi preenchida com o acolhimento, a inscrição dos participantes, a palavra de abertura de Mons. Bouça Pires, uma comunicação do nosso Bispo, D. António Couto e a Eucaristia. Depois do almoço, a actuação de um grupo de concertinas, vindo de Pendilhe, Vila Nova de Paiva. Seguiu-se um tempo de partilha de experiências, com oportunidade para o diálogo esclarecedor. O convite ao testemunho e à acção evangelizadora precederam a oração que encerrou o encontro.
Mons. Bouça Pires, partindo da nossa realidade, convidou a viver o Ano da Fé como ocasião para a formação, inicial e contínua, de todos os baptizados, em particular os que mais se destacam na vida pastoral das nossas comunidades. Daí a necessidade de um esforço, pessoal ou em grupo, para ler, estudar e reflectir sobre os documentos da Igreja, nomeadamente os do II Concílio do Vaticano e o Catecismo.
D. António Couto centrou a sua mensagem na urgência da missão evangelizadora que abrange todos os fiéis, em tudo o tempo e lugar. Citando a Sagrada Escritura, documentos conciliares, exortações apostólicas e documentos episcopais latino-americanos, a todos evidenciou a vontade do Senhor, que chama para enviar. E quem tem a Boa Nova para anunciar, deve ter pressa.
Quanto à forma de cumprir diligentemente esta missão, neste mundo de hoje que precisa de ser levantado, disse-nos que isso só será possível com a força do amor. Um amor que se doa, que se apresenta sem nada mais, que vale por si e que é capaz de gerar proximidade, comunhão, transformação… E apontou o exemplo de S. Francisco de Assis que, sem nada, muito contribuiu para uma revolução na sociedade do seu tempo, incluindo a Igreja.
In Voz de Lamego, 2013/06/04